segunda-feira, 9 de junho de 2014

DOWNLOAD DE ARTIGOS, LIVROS E OUTROS ARQUIVOS EM PDF!

Saudações museológicas!
Sabendo das dificuldades de nós museólogos e outros profissionais de encontrar textos sobre o “mundo dos museus”, tentarei reunir tudo que for possível como artigos, livros e textos em um único lugar, aqui, no Acontece Nos Museus. E todo esse conteúdo estará em formato PDF.
Lembro que todos os arquivos disponibilizados aqui foram extraídos da própria internet.
 O primeiro poste será os dois primeiros volumes do Museologia Roteiros práticos:



Plano Diretor / Stuart Davies; tradução de Maria Luiza e Pacheco Fernandes. – São Paulo: Editora da Universidade de SãoPaulo; Fundação Vitae, 2001. – (Série Museologia, 1).



INTRODUÇÂO: Esta publicação foi originalmente editada pela Museums & Galleries Commission (MGC), um órgão britânico criado em 1931. A MGC presta consultoria especializada ao governo e aos museus da Grã-Bretanha, com o objetivo de promover o aprimoramento das instituições museológicas e a preservação do patrimônio cultural. Com essa finalidade, a MGC desenvolve processos de discussão visando ao estabelecimento de parâmetros relativos à conservação e preservação dos acervos, às pesquisas e aos programas para visitantes; estimula e ajuda os museus a adotar esses parâmetros, assegurando verbas para esses fins e concedendo fundos para o aperfeiçoamento das suas atividades.
Plano Diretor integra uma série de publicações denominada Guidelines for a Good Pratice (Diretrizes para uma Boa Prática), destinada a orientar administradores e profissionais de museus que desejam implantar e desenvolver, em suas instituições, serviços de alta qualidade. Todos os números foram produzidos com a assessoria de especialistas com grande experiência na área museal.


Planejamento de Exposições / Museums and Galleries Commission; tradução de Maria Luiza Pacheco Fernandes. – São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo; Vitae, 2001. – (Série Museologia, 2).


A tradução para o português e a veiculação do texto Planejamento de Exposições se insere no do programa de apoio aos museus que a Vitae vem desenvolvendo. Preenche uma das lacunas existentes na área da bibliografia especializada e estimula os museus a desenvolverem, com suas equipes, este tipo de trabalho interdisciplinar, independentemente do seu porte e/ou do tamanho de sua equipe. O texto original foi produzido pela Musems & Galleries Commission, um organismo britânico criado em 1931 para prestar consultoria especializada, objetivando o aprimoramento das equipes dos museus.
O texto chama a atenção para a importância da área de exposição afirmando “para a maior parte dos visitantes as exposições são o museu. Elas fornecem o ponto principal de contato com as coleções do museu e as informações a elas associadas, oferecendo ao mesmo tempo diversão e esclarecimento”.



ps: toda semana um arquivo novo.


Por: Marcelo Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário